terça-feira, 29 de junho de 2010

O morro dos ventos uivantes (Wuthering Heights) - 1847



O morro dos ventos uivantes de Emily Bronte, usando o pseudônimo masculino de Ellis Bell, Tem a história central focada em dois personagens Heathcliff e Catarine, ele ambicioso e arrogante, ela egoísta e mimada.


Quando Criança o Pai de Catarine, achou Heathcliff e resolveu pegá-lo para criar, mas esse gesto de bondade morre junto com o pai, e logo o irmão mais velho de Catarine, Hindley, coloca Heathcliff para trabalhar, maltratando o joven de todas as maneiras possíveis. Eles cresceram juntos e por consequências impostas pela sociedade e pelas pessoas da própria família, nunca puderam realmente ficar juntos. A morte prematura de Catarine ainda no inicio do drama, ao dar a luz a uma menina filha de seu marido Edgar, abala Heathcliff despertando seu lado vingativo e cruel.


Então o livro fica interessante, e tem um desenrolar pouco aceitável hoje em dia (talvez por isso o filme não tenha feito sucesso). Não pretendo contar a história do livro até seu final e sim comentá-la. Heathcliff se vinga e nos faz odiá-lo sem muito esforço, contudo no fim percebendo que a vingança mesmo que tardia não resolve e o Amor, mesmo que reprimido ainda existe e mais forte, Heathcliff então resolve se entregar a morte certo de que ficará com a sua Catarine 18 anos depois, e é nesse momento que consegui entender todas as atitudes ruins tomadas por ele em todo livro, pois o que ele queria através da vingança era não esquecer todas as lembranças que tinha da sua amada. Uma vez concluído o seu plano maquiavélico ele percebeu que Catarine ainda continuava viva em seu coração.


De todos os personagens quero destacar uma: "Nelly" Dean que narra o drama, os outros mostram-se como qualquer ser humano, com interesses, mentiras egoísmos, mas Nelly com suas preferências e pré-julgamentos nos faz acreditar que existem pessoas boas no mundo.
É um livro que indico a todos que amam ler!!!

Nenhum comentário: